quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Capela Nª Sª de Boa Morte





A capela existente e denominada por Nossa Senhora de Boa Morte,esteve durante anos a degradar-se tendo chegado a um estado deplorável. No entanto, por iniciativa do Sr. Joaquim Fernandes Correia e esposa, foi encetado um peditório para a reconstrução da mesma. O contributo monetário oferecido pelos habitantes e outro benfeitores,veio ajudar à sua recuperação. Hoje totalmente reconstruída, oferece a todos os visitantes uma imagem generosa da sua beleza.
O culto a Nossa Senhora de Boa Morte é uma tradição da igreja católica. No ano de 1661, em Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Açores, já existia uma capela da Nossa Senhora de Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto. O culto passou fronteiras tendo a sua maior presença no Brasil.
Em relação à Virgem, o título Senhora de Boa Morte está ligado ao final da oração denominada "Avé Maria": "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte".

Sem comentários:

Portugal e Brasil unidos com troca de afetos em Lafões

Portugal e o Brasil têm inestimáveis laços construídos ao longo de centenas de anos. Países irmãos, cujas histórias se cruzam e entrelaçam c...