quinta-feira, 25 de março de 2010

A Voz do Norte




    Isabel Silvestre representa dignamente as gentes de Lafões.
Oriunda de Manhouce e fundadora, em 1978 do Grupo Cantares e Trajes de Manhouce, tem levado aos quatro cantos do mundo, as suas canções repletas de "imagens" das terras beirãs.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Variações de uma aldeia

Antelas, uma aldeia da freguesia de Pinheiro de Lafões, concelho de Oliveira de Frades, deve a sua designação ao conjunto de antas que existiram nas proximidades. Hoje, apenas se reconhece o paradeiro de uma, o Dólmen de Antelas, monumento nacional desde 1990. Nesta pequena aldeia, envolvida a norte, pela serra do Ladário, a civilização parece ainda não ter profanado o cenário bucólico do passado rural. A malha construtiva é ainda dominada pelo granito, embora, aquém e além, casas de traça moderna coabitem de forma harmoniosa com o passado. Das construções mais antigas, destaca-se a Casa de Antelas ou dos “Sete Doutores”. Da qual era oriundo um dos mais ilustres oliveirenses, o Dr. Joaquim de Almeida (a quem se deve a criação da Comarca em 1904); em avançado estado de degradação. Recentemente intervencionada, travando a ruína que a consumia, a capela da Senhora da Boa Morte (particular), é o único espaço de oração da aldeia de Antelas. É propriedade da Casa Correia, anteriormente conhecida por Casa do Alferes. No único altar, que a modesta capela ostenta, exibe-se a interessante imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, padroeira do templo. A imagem, colocada na horizontal, sobre o altar, recorda o leito de morte da Virgem. A figura, de labor modesto, ostenta uma coroa dourada, significativa pela sua dimensão. As suas mãos, unidas, mostram-se numa posição hirta, revelando o estado de oração da Mãe de Cristo. A imagem tem a particularidade de se separar do «leito», erguendo-se na vertical, se apoiada. Tem festa no terceiro fim-de-semana de julho (data de restauro da capela). Depois de feitas as contas, deverão rumar até às coordenadas finais: N 40º42,(A-1196) W 008º14,(A-1029)




                               

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CATA-VENTOS











De construção muito simples, o cata-vento é composto por uma lâmina que gira em torno de um eixo pela acção do vento. Vem desde os tempos dos gregos e além de indicador da direcção do vento serve ao mesmo tempo de ornamento.
Na povoação de Antelas, poucos resistiram ao tempo, e hoje são uma raridade.
Durante a Idade Média começam a ter grande difusão e aparecem usualmente como remate das torres das igrejas. Começou por ser um sinal de nobreza e só as casas nobres, eclesiásticas e militares tinham o direito de o possuir.
A meteorologia popular, presume-se pelo vento que sopra à meia noite no dia da Senhora das Candeias (2 de Fevereiro), o vento dominante durante o resto do ano.Avalia-se pelo vento do Dia de São Miguel (29 de Setembro), o estado do Inverno que se aproxima, assim como se infere da direcção observada à uma hora da tarde do Dia da Senhora da Ascensão ,qual o vento estival de predomínio.
A «maré pica de cima» ou «a maré pica de baixo» são as fórmulas com que ordinariamente se distinguem os ventos norte e sul que anunciam bom ou mau vento.
Os cata-ventos também são conhecidos por grimpas. Frequentemente é uma bandeirola movendo-se em torno de um eixo vertical que indica a direcção do vento e certos estados atmosféricos. 
Em termos ornamentais, e sobretudo a partir dos séculos XV e XVI, os motivos são os mais variados: anjos, setas, temas mitológicos, barcos, insígnias eclesiásticas, animais, etc. Umas vezes a decoração exclui a ventoinha e apenas consiste em combinações de folhas e flores, aves, fauna, figuras humanas e cúpidos, de loiça, ferro, chumbo ou zinco.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Refúgios de Antelas

Aldeia (vem da língua árabe aD-Dai'â), é toda a povoação, normalmente rural, com poucos habitantes e sem autonomia administrativa, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila.



segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Comboio do Vale do Vouga





Será nostalgia, mas tenho algumas saudades de, na pacatez de Antelas, ouvir ao longe o som agudo e estrídulo do apito do comboio a vapor, que normalmente no Verão, desencadeava um número infindável de pequenos incêndios, devido ás fagulhas que eram expelidas através da chaminé.
Hoje, grande parte do percurso, foi irremediávelmente destruído pela agressividade do homem, não deixando às gerações futuras, um legado importante. 
Deixarei aqui um link, que escalpeliza ao pormenor, o que foi o "Vouguinha", nome que lhe foi atribuído, por muitos dos seus utilizadores, e não só.

domingo, 22 de novembro de 2009

A Charrua/Arado






A função de ambos é de (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar o desenvolvimento das raízes das plantas. É uma das etapas agrícolas que antecede a semeadura.
Além desse objetivo primacial, a aração permite um maior arejamento do solo, o que possibilita o desenvolvimento dos organismos úteis, como as minhocas, além de, alguns casos, permitir a mistura de nutrientes (adubos, químicos ou orgânicos; corretivos de acidez ,etc.
Utensílio em madeira de Carvalho ou Azinho com 4 travessas e duas cabeceiras. Eram-lhe aplicados dentes com cerca de 25 cm que poderiam ser de madeira ou de ferro. Estes eram, geralmente, feitos por um ferreiro, sendo por vezes usados os trifons dos carris dos Caminhos de Ferro. O número variava conforme o tipo de terreno e o tamanho da grade. Era usada no amanho dos terrenos depois de lavrados e na cobertura das sementes quando lançadas à terra. Puxada, geralmente, por uma junta de bois ou parelha de cavalos. Em certas zonas do país era-lhe colocada uma pedra para fazer mais peso, embora noutras zonas fosse usual andar o abegão ou moural em pé em cima da própria grade, sendo para isso necessário a junta de bois, por estar muito bem treinada para esse tipo de trabalho.
A charrua é um instrumento rudimentar que se presta para lavrar solos maleáveis e sem pedras. Pierre Montet assim descreve o utensílio: dois cabos verticais, reunidos por uma travessa, ligam-se ao tronco a que está adaptada a lâmina de metal ou de madeira, talvez. A rabiça engrenava entre os dois cabos verticais e ligava-se ao tronco da lâmina ao qual estava fixada por liames. Uma travessa de madeira fixa na extremidade da rabiça repousa na nuca de dois animais que puxam pela charrua. Estava ligada aos chifres.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Casa Grande







Teve a sua época de ouro, e reflectia a diferença entre classes.
A grandeza exterior, aliada á imponência dos seus interiores, conferia-lhe o título da "Casa Grande". Chamo a atenção para o porte majestoso da chaminé, que apesar dos anos que já passaram, mantém a sua grandiosidade.
Hoje a completa degradação em que se encontra, deve-se à erosão dos tempos e à falta de manutenção, que obviamente vai desmembrando o pouco que resta...até à ruína total.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EIRAS





Eira é um espaço plano com um chão duro, liso ou empedrado ,de dimensões variáveis, onde os cereais, eram malhados e peneirados, depois de colhidos, com vista a separar a palha e outros detritos dos grãos de cereais. Sua origem está ligada ao advento da agricultura e o consequente cultivo dos cereais, onde se desenvolveram várias técnicas, ferramentas e instalações especificas.
As eiras são também utilizadas para secar outros produtos agrícolas, bem como também cumpriam uma função social, uma vez que proporcionavam um local onde podiam decorrer certas cerimónias ou eventos públicos, tais como bailes, onde aliás também dei a minha "perninha".
Em Portugal, em particular no norte do país, é frequente encontrar espigueiros e palheiros a rodear as eiras, pois eram nestes lugares que os cereais eram armazenados.
A importância da eira na vida das populações rurais era de tal forma evidente, que deram origem a vários toponímicos, e à expressão "sem eira nem beira", que significa destituído de tudo, numa alusão de como as eiras eram centrais na sua vivência, também existem outras versões como a de antigamente as casas das pessoas abastadas tinham no telhado dois tipos de acabamento, a beira ceveira (beira sobre beira = beiral) e a eira que era o acabamento decorado, feito na fachada, e a casa da plebe tinha apenas o telhado sem acabamento.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cruzeiro/Alminhas





                   

Existem na povoação e a eles se associa duas possíveis tipologias funcionais.
A primeira ligada a um percurso espiritual e simultaneamente fisico, o caso das cerimónias religiosas...a procissão.
As cruzes simples ou ostentando a imagem de Cristo, ora invocam a protecção para o viajante, ora celebram determinado acontecimento, ora simbolizam o calvário (via-sacra).
Estas manifestações de religiosidade são essencialmente cristãs, embora se filiem e tenham antecedentes de origem pagã.
Existem elementos que nos levam a querer que existia um elo de ligaçao entre capelas ou entre aldeias pertencentes à mesma paróquia. Caso disso é o facto de na páscoa, o pároco ter de percorrer as casas de todos os seus fiéis, acompanhado pelo seus paroquianos e o cruzeiro era o local onde se esperava a procissão da vizinha aldeia para receber então o padre.
A segunda função teria o condão de proteger os caminhantes(viajantes) das almas penadas que costumavam habitar nas encruzilhadas dos caminhos ou estradas. Pude constatar que a grande maioria destas cruzes e alminhas são amiúde ornamentadas por zelosas devotas com flores e lamparinas, ganhando um alento renovado no mês de Novembro, mês das almas e dos fiéis defuntos e em outras ocasiões específicas.

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