A Linha do Vale do Vouga, mais conhecida por Linha do Vouga, é um troço ferroviário, que ligava a Linha do Norte, em Espinho, à Linha do Dão, em Viseu, numa extensão de 140 km, e que entronca, em Sernada do Vouga, com o Ramal de Aveiro. Foi inaugurada totalmente em 5 de Fevereiro de 1914.
Actualmente, apenas liga Espinho a Sernada do Vouga, continuando até Aveiro, passando por Águeda.
Inicialmente, as composições utilizadas eram compostas por locomotivas a vapor, vagões e carruagens de madeira. Após a reabertura da Linha do Vouga, todos os serviços passaram a ser assegurados por automotoras. Nesta linha circularam as Séries ME 50, 9300, 9400 e 9630.
Excertos do filme A Luz Vem do Alto (1959) em que é possível ver o Vouguinha a percorrer a Linha do Vale do Vouga ao lado da Estrada Nacional 16 e a atravessar a Ponte do Poço de S. Tiago.
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Últimos Posts
-
Quando da invasão da Península Ibérica pelos romanos houve a introdução do carro de bois na Europa. Salvo pequenas alterações de carácter ...
-
A função de ambos é de (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar o desenvolvimento das...
-
Dólmen de Antelas, Oliveira de Frades O Dólmen de Antelas é o monumento megalítico que poss...
Sem comentários:
Enviar um comentário